sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Reality shows, a verdade sobre eles. (Parte 2)

Evolução dos reality shows
    Nos EUA, muito antes de existirem programas como "Ice Road Truckers" ou "A Shot at Love with Tila Tequila", surgiu o "Esta é sua Vida". O programa original era transmitido no rádio no final dos anos 40, e fez a transição para a televisão no começo dos anos 50. O programa era um reality show porque mostrava a história real da vida de uma pessoa, e dependia da participação de pessoas reais, gravadas diante de uma audiência ou em locação. Não importa que o tema fosse João Ninguém ou Johnny Cash - todos os participantes eram surpreendidos pelo anfitrião Ralph Edwards e sua equipe de câmera (um episódio do programa ficou famoso ao surpreender Cash no palco no meio de uma apresentação).
    "The Original Amateur Hour" é outro programa nascido no rádio que chegou à TV em 1948. Era um programa de calouros que mostrava artistas se apresentando diante de uma platéia. Quem recebesse mais aplausos, voltava na semana seguinte. O modelo pode parecer familiar - "The Gong Show", "Star Search", "American Idol", "America's Got Talent" e "Dancing with the Stars" ou o brasileiro "Show de Calouros" (comandado por Sílvio Santos), todos se basearam ou se baseiam na mesma fórmula.
    Outro programa que veio do rádio nos anos 50 era "Queen for a Day" (Rainha por um dia), que envolvia quatro donas de casa competindo por eletrodomésticos. A vencedora era a que contasse a história triste mais convincente sobre as dificuldades de sua vida. A audiência presente no estúdio definia a vencedora pela intensidade das palmas. Os descendentes modernos desse formato incluem "10 Years Younger", "A Makeover Story" e "Deserving Design".
    Art Linkletter e Allen Funt levaram as pegadinhas, peças e as câmeras de vigilância ocultas pela primeira vez à TV nos anos 50. "Candid Microphone", um programa de rádio, se tornou "Candid Camera". Funt apresentava e realizava as pegadinhas. Por mais forçadas que fossem as piadas, as reações das vítimas desprevenidas eram muito reais. Os membros da audiência de "People are Funny", de Linkletter, participavam de quadros e brincadeiras absurdas. "Fear Factor" mais tarde elevaria a idéia básica do programa à enésima potência, enquanto "Candid Camera" passou o bastão a "Girls Behaving Badly" e "Punk'd". Antigamente populares no Brasil, as pegadinhas eram segmentos de programas dominicais como "Domingão do Faustão", "Domingo Legal" e "Topa Tudo Por Dinheiro".
    Outros dos primeiros reality shows da TV incluem "I'd Like to See" (1948) e "You Asked for It" (1950), que pediam aos espectadores que escrevessem dizendo que atrações desejavam no programa. Os pedidos muitas vezes eram atendidos com gravações em locação, ao estilo dos videoclipes, e apresentados à audiência com a ajuda de um narrador. Programas como "Real People" e "That's Incredible" incorporaram técnicas semelhantes e se tornaram populares no final dos anos 70 e começo dos 80.

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