sábado, 21 de novembro de 2009

Reality shows, a verdade sobre eles. (Parte 3)


Os reality shows pioneiros
    Embora boa parte dos reality shows da TV norte-americana dos anos 60 e 70 fossem games shows e programas de calouros, surgiram algumas novidades. Merv Griffin criou diversos game shows inovadores, entre os quais "Jeopardy!" e "Wheel of Fortune". Chuck Barris também chegou ao mercado e inventou um modelo novo de game show. "The Dating Game" estreou em 1965 e era gravado diante de uma audiência. Três solteiros ou solteiras disputavam um encontro com o participante instalado do lado oposto do palco, que não podia vê-los. O programa resultou em dezenas de cópias - inclusive uma brasileira, "Namoro na TV", comandada por Sílvio Santos. Aproveitando o sucesso de "The Dating Game", Barris se tornou produtor de outros reality shows, entre os quais o popular programa de calouros "The Gong Show".
    Outro tipo de reality show estreou em 1973 - um documentário em 12 episódios chamado "An American Family", que acompanhava o cotidiano da família Loud ao longo de um período de sete meses. O programa era verdadeiramente inovador, mostrando os problemas conjugais dos Loud e expondo sem timidez o estilo de vida abertamente gay do filho mais velho do casal. A revista TV Guide considera que "An American Family" tenha sido o primeiro reality show.
    Em 1988, os roteiristas de TV realizaram uma greve de 22 semanas de duração que prejudicou seriamente a programação das redes. Diversas redes já tinham pelo menos um reality show em sua programação, mas canais como a Fox passaram a exibir reality shows durante a greve e continuaram a fazê-lo posteriormente. Naquela temporada, a Fox estreou "Cops", um dos mais antigos programas de TV ainda em cartaz (continua a ser exibido todas as noites de sábado). O programa acompanha policiais de diversos locais do país, gravando suas respostas reais a chamados e ameaças. "America's Funniest Home Videos" e "America's Most Wanted" também estrearam nessa época, e continuam firmes.
    A próxima grande virada na televisão surgiu em 1992, quando a MTV lançou "The Real World". O canal formou uma dupla que envolvia Mary-Ellis Bunim, ex-roteirista de novelas, e Jonathan Murray, cujo histórico envolvia documentários e notícias, e os encarregou de produzir uma novela de sucesso para a geração MTV. Eles fizeram o que lhes foi pedido, mas os executivos da MTV consideraram o projeto caro demais. Por isso, Bunim e Murray perguntaram se poderiam gravar seu projeto de improviso, sem roteiro ou atores. Quando a MTV aprovou a idéia, eles realizaram audições com centenas de pessoas entre 18 e 25 anos, e montaram um elenco de sete membros. Depois, encheram de câmeras, produtores e editores um loft em Nova York e filmaram a interação entre os membros do grupo por três meses. O sucesso imediato (que ainda continua) gerou um derivativo chamado "Road Rules" - e inspirou inúmeras cópias.
    Oito anos mais tarde, "Survivor" mudaria o panorama das redes de TV aberta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário