quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Como funcionam os polígrafos (Parte 3)



Examinadores de polígrafo
    Há somente duas pessoas na sala durante o exame de polígrafo - a pessoa que realiza o exame e quem está se submetendo ao teste. Atualmente, alguns operadores de polígrafo preferem ser chamados de psicofisiologistas (FFs). Como os operadores de polígrafo estão sozinhos na sala com o examinado, seu comportamento influencia muito o resultado.
    "É muito sério quando alguém está sendo acusado de um crime", disse Lee. "Veja, eu não me importo com a pessoa mentirosa. Estou procurando por uma pessoa inocente. Sou totalmente imparcial e neutro quando aquela pessoa entra. Mas assim que faço tal avaliação e o resultado do exame não sugere que o examinado esteja mentindo, eu imediatamente me torno advogado deles".
    O psicofisiologista forense tem várias tarefas na realização do exame de polígrafo:

·            preparar o polígrafo e a pessoa a ser submetida ao teste
·            fazer perguntas
·            traçar o perfil da pessoa a ser testada
·            analisar e avaliar as informações obtidas no teste

A maneira como a pergunta é apresentada pode afetar muito os resultados de exame de polígrafo. Há muitas variáveis que um examinador tem que levar em consideração (como crenças religiosas e cultura, por exemplo). Alguns tópicos podem (por uma simples menção) causar uma reação específica na pessoa que está se submetendo ao teste e isso pode ser interpretado erroneamente como um comportamento falso. O motivo da pergunta afeta o modo como a pessoa processa a informação e como ela responde.
    Há aproximadamente 3.500 examinadores de polígrafos nos Estados Unidos, 2 mil dos quais pertencem à organização profissional, de acordo com Frank Horvath, professor de justiça criminal da Universidade do Estado de Michigan e membro da Associação Americana de Polígrafo (em inglês).
    Horvath se preocupa com as credenciais e qualificações dos muitos examinadores de polígrafo nos Estados Unidos que não pertencem a nenhuma organização profissional. As leis sobre licenciamento de polígrafo variam de estado para estado e não há governo ou entidade privada que controle o licenciamento dos polígrafos. Horvath também sente que o treinamento dos examinadores de polígrafo é inadequado.
    Segundo Horvath: “temos uma grande quantidade de problemas de padronização em termos de qualificação do examinador e isso me preocupa muito”. Você poderia comprar um [instrumento] polígrafo amanhã e vir a Michigan e não seria capaz de trabalhar aqui porque temos uma rigorosa lei de licenciamento, mas você pode ir para Ohio e abrir um negócio amanhã mesmo".
    Atualmente, alguns examinadores de polígrafo fazem cursos e trabalham como estagiários para se tornarem examinadores credenciados junto a associações nacionais. Alguns estados também exigem que os examinadores sejam treinados. Há muitas escolas nos Estados Unidos que fornecem esse tipo de treinamento. Uma delas é a Academia Internacional Axciton, inaugurada por Lee. A escola é credenciada pela Associação Americana de Polígrafos e certificada pela Associação Americana de Poligrafistas da Polícia.
    Veja as etapas que os estudantes da Academia Axciton devem cumprir antes de se tornarem psicofisiologistas forenses licenciados.

    ·            Antes de se matricular, os estudantes devem possuir um grau de bacharel ou cinco anos de experiência investigativa.
   ·            Os estudantes devem passar por um curso intensivo de 10 semanas. O currículo inclui psicologia, fisiologia, ética, história, construção de perguntas, análise psicológica do discurso, análise de quadro e análise de dados do teste.
   ·            Os alunos devem entrar em um programa de estágio e conduzir no mínimo 25 exames de casos reais. Esses exames são revistos pelo corpo docente. 
Depois da conclusão desses etapas, o aluno se torna um examinador de polígrafo e pode obter uma licença em seu Estado, se necessário. Não há um teste padronizado que todos os operadores de polígrafo devam fazer para exercer a profissão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário