segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Reality shows, a verdade sobre eles. (Parte 4)


A mania de “Survivor”
    Em 2000, nos EUA, a rede de TV CBS decidiu produzir um novo reality show chamado "Survivor". A decisão talvez tenha sido influenciada pela iminência de outra greve de roteristas, pelo sucesso de programas semelhantes na Europa ou pelo custo crescente de produção das sitcoms e dramas - e talvez por uma combinação de todos esses fatores. Não importa o motivo, a decisão se provou uma das mais lucrativas na história recente da. O conceito de "Survivor" havia sido desenvolvido pelo produtor britânico Charlie Parsons quase uma década antes, mas foi Mark Burnett que o levou à televisão norte-americana. Ele já havia tentando vender a idéia a diversas redes (mesmo a CBS), sem sucesso, antes que a rede decidisse produzir o programa.
    "Survivor" reúne um grupo de televisão 20 pessoas (mais o anfitrião Jeff Probst, equipes de câmera e pessoal de apoio) em uma ilha distante e desprovida de comida ou suprimentos suficientes. Os participantes são divididos em "tribos", ao chegar, e o programa gira em torno de uma competição criada por uma série de desafios. Os participantes votam pela eliminação de uma pessoa a cada semana até que só restem dois deles; o vencedor leva US$ 1 milhão.
    Burnett é considerado por muitos como o criador da revolução dos reality shows na televisão, mas ele continua a se referir a "Survivor" como um "drama não roteirizado", e não necessariamente um reality show. A primeira temporada foi ao ar no verão de 2000, e teve uma das maiores audiências na história da CBS. Outras redes perceberam a tendência e logo todos os canais passaram a oferecer reality shows.
    Alguns dos programas que seguiram o caminho aberto pelo sucesso de "Survivor" são "Big Brother", "The Mole", "The Amazing Race" e "The Bachelor". Mas até que ponto eles são de fato "reais"? Tentaremos resolver essa questão no próximo post.

Bordões dos reality shows


"Sorria, você está na Candid Camera!" (A Record adaptou este bordão.)
"A tribo falou". ("Survivor")
"Essa é sua resposta final?" ("Quem quer ser um milionário")
"Você é o elo mais fraco, adeus". ("The Weakest Link")
"Você vai para Hollywood!" ("American Idol")
"Você está demitido!" ("O Aprendiz")
"É hora de cortar a gordura." ("O grande perdedor")
"Isso é gostoso". ("The Simple Life")
"Faça funcionar". ("Project Runway")

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário